top of page

ESCOLA DE PAIS

Edição 2022/2023

Dinâmica decorrente do prémio Ideias com Mérito 2020 (Rede de Bibliotecas Escolares), a Escola de Pais é um projeto pioneiro no nosso país. Iniciado em 2018/2019, no Agrupamento de Escolas António Feijó, na modalidade de projeto piloto, o projeto conheceu já duas novas edições: a 1ª no agrupamento onde nasceu (2020/2021), e a 2ª no agrupamento de escolas de Barroselas (2021/2022).

A Escola de Pais tem por base um programa multidisciplinar, dinamizado por uma equipa de especialistas de diferentes áreas, que visa essencialmente reforçar o diálogo escola-família, através da criação de contextos favoráveis à aprendizagem formal e não formal, promovendo o desenvolvimento de competências no âmbito das diferentes literacias (leitura, informação, digital, multimédia, matemática, científica, financeira, histórica, ecológica…) em ambiente familiar. Tratando-se de um serviço associado à escola pública (único em Portugal), a frequência da Escola de Pais é gratuita.

A Escola de Pais consiste na implementação de um programa formativo multidisciplinar, composto por um conjunto de sessões temáticas, dirigido, no presente ano, aos pais e encarregados de todos os níveis de ensino do agrupamento de escolas António Feijó.

Em 2022/2023, a Escola de Pais funcionará em regime híbrido, conjugando-se sessões presenciais com sessões on-line. As sessões, com periodicidade média quinzenal, a iniciar no final do mês de outubro, terão lugar na Biblioteca Escolar António Feijó ou via zoom, à quinta-feira, entre as 18:30 e as 19:45, de acordo com programa específico.

 

Missão e Objetivos:

A principal missão da Escola de Pais é a criação de comunidades de partilha numa perspetiva de aprendizagem mútua e ao longo da vida, desdobrando-se em três grandes objetivos:

1. Reforçar e sistematizar a articulação e a interação escola-família, através da criação de um espaço / conceito específico: A Escola de Pais.

2. Promover o desenvolvimento de competências no âmbito das diferentes literacias (leitura, informação, digital, multimédia, matemática, científica, financeira, cinematográfica, artística, ecológica…) em ambiente familiar.

3. Contribuir para a criação e exploração de contextos favoráveis à aprendizagem formal e não formal, e ao longo da vida.

Parcerias:

A Escola de Pais António Feijó tem como principal parceiro a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESEVC), responsável pela revisão científica dos programas e pela constituição da equipa formativa, contando ainda com colaboradores convidados, sempre que a especificidade de alguma temática assim o exija.

O projeto conta ainda com o apoio dos municípios envolvidos: Ponte de Lima e Viana do Castelo.

LOGO AF.jpg
Ideias com mérito.png
BE - AF.jpg
ESE_Simbolo_RGB.jpg
bottom of page