Equipa Formativa
Lúcia Barros
Coordenação
Nasceu em Paris no ano da Revolução dos Cravos. É professora bibliotecária coordenadora no Agrupamento de Escolas António Feijó, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde coordenadora a Pós-Graduação em Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude; é Formadora de Professores nas áreas da Educação Literária, Literatura Infantil, Escrita Criadora e Formação de Leitores e Mediadores. É doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância, pelo Instituto da Educação da Universidade do Minho. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, na mesma universidade, e integra a comissão científica do Plano Local de Leitura de Braga. Faz investigação na área da Educação Literária, Literatura para a Infância e Juventude, Formação de Leitores e Mediadores, áreas a que se encontram ligadas várias publicações.
Desde 2007 que concebe, coordena e dinamiza projetos de promoção da leitura em ambiente familiar, trabalho que tem vindo a ser reconhecido, a nível nacional, com distinções e prémios diversos. É mentora e cocoordenadora do projeto Escola de Pais. Integra, desde a sua génese, a comissão organizadora e científica das Jornadas em Educação Literária (CIEC-UM) e organiza, com regularidade, eventos formativos dirigidos a docentes, alunos e famílias, de que são exemplo as Jornadas Pedagógicas António Feijó, Tertúlias e Saraus Temáticos, Encontros com Escritores, Ilustradores e outros agentes culturais.
Vive em Ponte de Lima e é apaixonada pela vida, pelo verde, pelas pessoas e pelos livros. Porque acredita no poder transformador da leitura, encara a mediação como uma missão, de que é reflexo a sua página web Educação Literária na Família, espaço onde apresenta sugestões de obras destinadas à infância (e não só), propostas de abordagem aos livros em contexto familiar e escolar, e ainda passatempos e desafios.
Fátima Fernandes
Coordenação
Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Matemática Elementar, pela Universidade do Minho, Mestre em Biologia e Geologia em Contexto Escolar pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Licenciada em Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Os interesses de investigação centram-se no ensino e aprendizagem, em particular da Matemática e das Ciências dentro e fora da sala de aula, nas conexões dentro da matemática e entre a matemática e outras áreas do conhecimento e nas práticas de ensino e aprendizagem que envolvem articulação curricular e/ou promovem o desenvolvimento do pensamento crítico.
É membro do Centro de Investigação em estudos da Criança e integra a equipa de Coordenação do Núcleo regional de Viana do Castelo da Associação de Professores de Matemática, sendo inclusivamente representante ao Conselho Nacional.
Conceição Vincente
Maria da Conceição Sousa Vicente, natural de Águeda, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde fez também o Curso de Ciências Pedagógicas.
Foi professora de Francês e de Português (2.º e 3.º ciclos), tendo desempenhado diversos cargos no âmbito da gestão escolar, da articulação curricular e da formação de professores.
Foi durante vários anos responsável pela biblioteca escolar, tendo coordenado vários projetos ligados à promoção da leitura e à introdução das TIC nestes mesmos projetos.
É autora de dezasseis livros de literatura infantojuvenil, cinco dos quais recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), e participou, com outros autores, em sete antologias poéticas para a infância e juventude.
Recebeu o Prémio Tabula Rasa 2015 – 1.º Festival Literário de Fátima, na categoria de Literatura Infantojuvenil.
Publicou vários livros no âmbito dos materiais de apoio ao estudo de Português - 2.º e 3.º ciclos (Porto Editora).
É autora dos “Cadernos de Educação Financeira” – 1.º, 2.º e 3.ºciclos, projeto da Direção Geral do Ensino (ME), no âmbito da Educação para a Cidadania. (Projeto inovador que tem por objetivo a aprendizagem de conteúdos da área da cidadania, tendo como suporte textos de ficção).
Presentemente, para além da escrita, dedica-se a atividades de mediação de leitura e à dinamização de oficinas de leitura e de escrita, realizadas em escolas e bibliotecas.
Fátima Pereira
Maria de Fátima de Sousa Pereira é licenciada e doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), onde coordena a licenciatura em Educação Básica. A sua atividade docente e investigação, no âmbito da formação de professores, incide sobre questões relacionadas com o desenvolvimento e gestão do currículo, avaliação educacional, políticas educativas e curriculares e inovação educacional para a melhoria do ensino e da formação de professores.
Gonçalo Marques
Gonçalo Marques é Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Investigador Integrado do CITCEM - Universidade do Porto (grupo de educação e desafios Societais). Doutor em História pela FLUP. Pós Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. A sua investigação incide nos estudos sobre o Património Histórico e Cultural, a Didática da História e do Estudo do Meio, bem como a valorização educativa, social e comunitária dos recursos identitários. Dentro desta área é membro do conselho científico de várias publicações e tem editado vários livros, capítulos e artigos especializados nestas áreas.
João Carlos Gonçalves
João Carlos Brandão Gonçalves, professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, especializado em Novas Tecnologias e Imagem, mestre em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho), especialização em Administração Educacional e Informação e Jornalismo (ambas na Universidade do Minho). Atualmente integra a equipa do Diretor do Agrupamento de Escolas António Feijó, como Adjunto.
Joana Oliveira
Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mestre em Ciências do Ambiente e Doutorada em Ciências pela Universidade do Minho. Fez o seu Pós-doutoramento em Educação Ambiental e para a Sustentabilidade.
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), onde coordena o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB e o Programa Eco-Escolas. Investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP).
Formadora no âmbito da formação contínua de professores tendo dinamizado sessões teórico-práticas em Portugal, Guiné-Bissau e Timor Leste.
As suas áreas de investigação estão relacionadas com o Desenvolvimento Profissional de Professores, Educação Ambiental, Educação para a Cidadania Global, Educação fora de portas e Património Natural.
Fátima Cerqueira Silva
Maria de Fátima Pinto Cerqueira Silva, professora de Educação Física no Agrupamento de Escolas António Feijó, licenciada pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com Pós-graduação em Supervisão Pedagógica (ESE-IPVC). Atualmente, coordenadora do Departamento de Expressões e subcoordenadora do grupo disciplinar de Educação Física. Integra o grupo da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento desde 2010, a equipa MAIA desde 2020 (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) e a equipa para elaboração do Projeto Educativo 21/25. Professora responsável por diversos grupos do Desporto Escolar desde 1993, nas modalidades de Dança, Voleibol, Patinagem, Canoagem e Basquetebol. Desde 2019 professora coadjuvante de Educação Física no 1º ciclo.
Margarida Alves
Doutorada em Ciências do Desporto na vertente Desporto, Cultura e Educação, Mestre em Ensino da Educação Física e Pós-Graduada em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Pós-Graduada em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar pela Universidade Lusófona do Porto. Docente na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo no domínio da Educação e Formação de Professores e Coordenadora de Mobilidade e de Voluntariado no âmbito da Responsabilidade Social. É membro de diversos projetos, tais como "Escolas Transformadoras" e "Eco-Escolas", tem formação na área das Forest Schools e realizou voluntariado em contexto internacional na área da Educação para o Desenvolvimento e Conservação Ambiental. As suas áreas de investigação estão relacionadas com a Formação e Desenvolvimento de Professores, Identidade Profissional e Etnografia
Raquel Gonçalves
Doutorada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Mestre em Gerontologia Social e Licenciada em Educação Social Gerontológica pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e Pós-graduada em Gestão da Qualidade em IPSS pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
Os interesses de investigação centram-se nas áreas do desenvolvimento e envelhecimento bem-sucedido, particularmente no domínio da sabedoria, e nas políticas sociais face a eventos de vida potencialmente disruptivos, como sendo a perda de emprego numa fase tardia da vida ativa. Coordena atualmente a referida licenciatura na ESEVC.
Raquel Leitão
Raquel Leitão é nutricionista docente, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, mestre em Controlo de Qualidade na especialidade “Água e Alimentos” pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e doutorada em Estudos da Criança, especialidade de Saúde Infantil, pela Universidade do Minho. Exerce a sua atividade profissional como Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em várias das suas escolas, sendo responsável pela lecionação na área da Nutrição Humana e ciências afins. É membro da Ordem dos Nutricionistas e do Centro de Investigação em Estudos da Criança. Foi Coordenadora do CTeSP de Intervenção Educativa em Creche (2015-2018) e do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar (2018-2020) na Escola Superior de Educação do IPVC.
Rui Carvalho
Rui Miguel Baptista Tavares Carvalho é natural do concelho da Murtosa, distrito de Aveiro. Mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta. Pós-Graduado em Gestão de Bibliotecas Escolares, pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto, e em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, pela Universidade Almeida Garrett de Lisboa. Licenciado em Ensino - Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Variante de Educação Visual e Tecnológica e bacharel em Ensino Primário pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, possui a certificação ECDL (European Computer Driving Licence) e formação em Teaching and Learning with Digital Resources and Facilitating and Assessing Learners’ Digital Competencies, pela Open University of the University of Jyväskylä, da Finlândia.
É formador de professores nas áreas de Educação Especial, Educação Visual e Tecnológica e Organização de Bibliotecas Escolares.
Colabora com o Grupo de Trabalho de Bibliotecas Escolares da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD).
Exerce funções de Professor Bibliotecário no Agrupamento de Escolas António Feijó desde 2018, onde integra a equipa de Apoio ao Ensino à Distância (E@D), equipa de Implementação do Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA), equipa Escola Digital e equipa de Projetos Erasmus+.
Susana Camanho
Susana Camanho é doutorada em Filosofia (Estética), pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Barcelona, e licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É membro do Sismógrafo, um espaço independente do Porto, criado pela Associação Cultural Salto no Vazio, com um programa contínuo de exposições de artes visuais, envolvendo também a performance, a música experimental e a literatura. É curadora do ciclo de conferências “Imagens de Pensamento”, organizado pelo Sismógrafo desde 2020. É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no grupo disciplinar Artes, Design e Humanidades.
Teresa Gonçalves
Maria Teresa Martins Gonçalves é Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto, Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em investigação, manifesta interesse por áreas como: Desenvolvimento Humano; Motivação em contextos escolares; Coping académico; Realização Académica e Formação de Professores.